sábado, 20 de novembro de 2010

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

O CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) é o Conselho Acadêmico mais importante do CEFET, e no dia 18 de novembro de 2010 realizou sua última reunião ordinária de 2010, cuja pauta e comentários seguem:

Pauta:
1 Enem como entrada única
2 Certificação pelo Enem
3 Edital concurso professor
4 Avaliação institucional

RESUMO

1.   Basicamente todos os conselheiros estão contra o ENEM como entrada única no CEFET devido aos acontecimentos no exame, como atraso nos resultados. O que resulta em alunos entrando no meio do período, dentre outros problemas. O grau de dificuldade da prova também foi apontado como indesejado para o perfil do aluno que o CEFET-RJ deseja. Porém, o Fabio (Presidente do D.A.) destacou a importância do método de avaliação unificado e da quebra do paradigma das provas tecnocratas, que apenas provam a capacidade de decoreba de fórmulas e repetição dos candidatos. Assim, todos concordaram com a sugestão do Prof Felix (Chefe do DEPES), que destacou a importância de termos um "Plano B" para o caso de suspensão do ENEM pela justiça. Para finalizar, foram marcadas reuniões para fevereiro com o intuito de discutir e votar se em 2011 continuaremos a usar o ENEM como única forma de ingresso no CEFET.

2. O INEP queria que o CEFET certificasse os aprovados pelo ENEM com o diploma de Ensino Médio. Todos votamos contra pois estaríamos banalizando o ensino do CEFET já que qualquer um que fizesse um mínimo de pontos no ENEM poderia requerer um diploma de conclusão emitido pela instituição CEFET e os que o conseguiram mediante seus esforços aqui, não teriam seu valor reconhecido.

3. Neste item foi apresentada a minuta do Regulamento para Elaboração de Editais Docentes elaborada por uma comissão de conselheiros. Este documento é importante para evitar que ocorram "lambanças" nos concursos para professores, e torne o processo mais transparente.

4. Ao contrário do que muitos pensavam, não foi discutida a avaliação que sofremos pelo INEP, e sim foi sugestionado que se crie uma comissão para pensar uma maneira do CEFET realizar auto-avaliações periódicas e poder apontar os problemas para serem solucionados. Estamos fazendo parte desta comissão.

Um comentário:

  1. Tomara que acabem com o ENEM como forma única de ingresso no CEFET, isso é ridículo. Um aluno vai entrar para engenharia fazendo uma prova onde matemática e/ou física tem o mesmo peso que outras matérias?!?!

    ResponderExcluir