sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

As Eleições para Direção Geral Chegaram !

Na chegada de um período de decisões, o Diretório não pode deixar vocês na mão. Estamos aqui então, com o objetivo de informá-los e prepará-los para tal evento. Fique por dentro!

Caros Estudantes, para quem não sabe, o CEFET/RJ é regido por um diretor geral, que é equivalente ao reitor em outras universidades. Esta posição pode ser ocupada por professores originários tanto do Médio/Técnico quanto da graduação.

Durante os últimos anos a representação esteve sendo feita pelo professor Miguel Badenes. Agora em Abril estaremos aí vivenciando uma nova eleição.

O fato de existirem representantes de graduação e do médio/técnico não significa nunca que eles darão mais atenção a qualquer um dos setores, simplesmente significa de onde eles vieram. Não temos de fazer distinção de qualquer candidato pela origem dele, e sim por suas propostas.

A importância das Eleições se dá pelo fato de que as mesmas possuem um mandato de quatro anos (isso mesmo, equivalente a presidência do País), e por esta mesma razão é ALTAMENTE necessário que seja feita uma boa escolha.

Fiquem atentos para pessoas tentando nos influenciar pois como toda eleição sempre tem alguém fazendo campanha do jeito errado. Se atentem para o que cada canditado diz, para as promessas que ele faz e caso não entendam sobre o que se trata, venham até nós e tragam suas dúvidas.


Temos uma missão esse ano e não é uma missão fácil. Procurem não se levar por influências e por algo mais do que imposições, melhor ainda, compareçam ao debate, façam seus próprios debates, criem seus questionamentos e realizem discussões.

Entendam que ninguém vai te prender te bater ou até te punir por cumprir seu direito e dever como estudante, ou seja, se o cara da Xerox se candidata e você gostasse das propostas, e quisesse votar nele, por mais que ninguém te aconselhasse a não fazer isso, poderia votar nele.

Exerçam seu direito e sejam criteriosos, meticulosos, chatos e tudo mais! Precisamos participar disso, ainda mais agora com tantos problemas se passando dentro da faculdade.

Fiquem todos atentos e qualquer problema nos procure!

.fcm

8 comentários:

  1. Os alunos tem 1/3 do peso da eleição ! !

    Não só podemos votar como DEVEMOS.

    Sobre os candidatos, são estes:

    Carlos Henrique
    Sérgio Roberto
    Paulo César (ouvi dizer que este se retirou da disputa)

    Abraços,
    Fabio Andrade
    Pres. do D.A.

    ResponderExcluir
  2. Excelente!
    Como sugestão, gostaria que o DA fizesse uma campanha maior sobre esta eleição no CEFET. Assim como eu estava na dúvida, a maioria dos alunos não tem conhecimento de que podemos votar pelo candidatos que queremos. Se puder poderiam sugerir aos candidatos que divulguem suas plataformas, a fim de que os alunos estejam cientes das propostas completas!

    Estamos vivendo um momento de possível mudança nas características principais do CEFET. Acredito que o DA estará do lado dos alunos da graduação para lutarmos a favor da transformação do CEFET em Universidade Tecnológica.

    ResponderExcluir
  3. Salve, salve!
    Aqui é o Prof. Ricardo Paschoal, de Física. Antes de mais nada, parabéns ao DA reativado, sejam bem-vindos de volta! A participação dos alunos no desenvolvimento de uma instituição de ensino é simplesmente crucial!
    Quero também enfatizar a importância de participar conscientemente das eleições. Gostaria ainda de me adiantar e dizer que considero legítimo que o DA se posicione a favor de uma candidatura ou outra, assim como pela neutralidade, e, em qualquer caso, para isso tem a sua independência, que creio seria embasada em pontos a serem cumpridos ("pontos programáticos"). Mas preciso solicitar que vcs repensem o trecho do post em que se afirma que "esta posição [a Direção Geral] é disputada por dois lados da instituição, o Ensino Médio/Técnico e a Graduação". O correto, ao meu ver, é que as disputas eleitorais pela DG não se dão entre estas duas instâncias, mas sim entre candidaturas que procuram (ou ao menos em tese deveriam) levar em conta todos os níveis de ensino do CEFET-RJ, seja o médio-técnico, seja o de graduação, seja o de pós-graduação. Colocar uma parte da instituição versus a outra não faz bem a ninguém, muito menos à menor parte...
    Abraços e saudações acadêmicas,
    Prof. Ricardo Paschoal.

    ResponderExcluir
  4. Olá Prof. Ricardo! É um prazer ter a visita do senhor no blog.

    Sobre a sugestão, realmente, da forma inicial pode ter ficado uma idéia de competição entre as duas esferas. Reeditamos o trecho para evitar qualquer mal-entendido. Até porque, uma das idéias do projeto de Universidade é a verticalização do Ensino, de forma integrada, o que naturalmente dissolverá qualquer atrito que haja entre as duas esferas.

    Abraços
    Luciano Netto

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luciano, demais integrantes do DA e navegantes!
    Fico feliz em ter podido colaborar um pouquinho. Vida longa e próspera ao DA!
    Um abraço a todos,
    Prof. Ricardo Paschoal.

    ResponderExcluir
  6. DAC,

    Pelo que vi os candidatos tem propostas parecidas e citam a integração das partes de ensino. Nenhum de fato fala na transformação para UTF-RJ, minha vista está certa ou teve algum candidato que foi explicito nesse assunto?

    PS: Um detalhe, acredito que falou colocar a pós-graduação nos niveis de ensino a serem gerenciados pelo Diretor Geral.

    abs,
    Gabriel Casals

    ResponderExcluir